O que acontece depois de El Salvador tornar o bitcoin um curso legal?

Há um grande número de questões debatidas hoje após a grande notícia de que reconheceu a criptomoeda número um do mundo, (BTC), como curso legal.
Isso pode trazer algumas mudanças importantes quando se trata de como o é tratado no cenário jurídico global. No entanto, de que maneira e em que medida ainda não está exatamente claro.
A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou a lei Bitcoin hoje. Além disso, a contagem regressiva de 90 dias para a promulgação já começou, o que significa que, em setembro, o BTC será reconhecido como um pagamento satisfatório para qualquer dívida monetária.
A nova lei também permite que os preços sejam expressos em BTC e os impostos sejam pagos nele, enquanto as trocas em BTC não estarão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital.
“Será interessante ver como as autoridades fiscais de todo o mundo reagirão a isso”, disse Richard Howlett, advogado da Selachii Legal Limited , um escritório de advocacia com sede em Londres.
De acordo com ele, se El Salvador declarasse que sua moeda com curso legal é apenas o BTC, então seria um argumento de que o BTC em outros lugares também não está sujeito ao imposto sobre ganhos de capital.
“No entanto, temo que os governos em todo o mundo não queiram perder a receita do imposto sobre ganhos de capital e provavelmente declararão que não a reconhecem como uma moeda e que permanece classificada como um ativo”, disse Howlett, acrescentando que assumiria alguma forma de precedente legal para mudar isso.
“Se um tribunal concordar que não está sujeito a imposto sobre ganhos de capital por ser uma moeda, haverá muitos proprietários de criptografia muito felizes!”
Niklas Schmidt, sócio do escritório de advocacia austríaco Wolf Theiss, e autor de dois livros sobre criptografia, também observou que o fato de a moeda com curso legal de El Salvador ser agora BTC significa que as disposições legais nos livros de estatuto que fazem referência a moeda legal de outras jurisdições agora serão possivelmente também sobre bitcoin.
“Existem muitas regras que se aplicam a moedas e onde anteriormente você poderia dizer que o bitcoin não está incluído. Agora que o bitcoin foi adotado por um determinado país como sua moeda, terá que ser reavaliado se tais regras agora se aplicam” disse Schmidt, ressaltando que não é possível fazer uma declaração geral aplicável a todos os países.
“Haverá casos em que isso terá um impacto e casos em que não for o caso, dependendo da interpretação da redação de uma disposição concreta”, acrescentou Schmidt.
Em ambos os casos, El Salvador estará agora no centro das atenções por algum tempo.
Uma acrobacia experimental
“Governos e bancos centrais de todo o mundo estarão observando o experimento de El Salvador para ver se o Bitcoin se torna parte da vida diária para pagamentos, remessas e um ativo de reserva para bancos e corporações no país”, disse Ross Middleton, diretor financeiro da DeversiFi , uma plataforma de negociação descentralizada de câmbio (DEX) e finanças descentralizadas (DeFi).
No entanto, de acordo com Howlett, o modelo de El Salvador não pode ser simplesmente copiado e colado, já que cada país legislaria à sua maneira, de acordo com seus procedimentos formais, mas “conforme o modelo de El Salvador provar ser um sucesso, outros países o seguirão.”
Ele estima que, muito provavelmente, serão os países que “têm a demografia de um país do terceiro mundo” e a adoção do BTC “pode gerar riqueza inimaginável para eles e trazer algum alívio”.
“Ao adotar o BTC como curso legal, uma ‘moeda’ que é descentralizada, eles evitam a hiperinflação e lhes dá uma oportunidade incrível de prosperar como país e governo”, disse ele.
Você caiu de paraquedas aqui e não sabe nada sobre criptomoedas, tokens, blockchain e Bitcoin, nós temos um curso gratuito para iniciantes em nosso site. Clique para saber mais.
Se você já sabe o básico e quer se aprofundar no assunto, recomendamos este curso
3 Comentários
Comments are closed.
[…] Hoje não temos apenas pessoas comuns comprando e fazendo hold de bitcoins. Agora, bilionários e empresas estão colocando isso em seus balanços e os países estão tornando-o com curso legal. […]
[…] anúncio da carteira Chivo segue a recente aprovação do bitcoin como moeda legal em El […]
[…] com El Salvador dando curso legal para o Bitcoin, Hoskinson vê uma oportunidade de capitalizar o ímpeto pró-criptografia que está inundando o […]